Certificados

Certificado Digital: o que é e para que serve?

A certificação digital é uma ferramenta que funciona como a identidade digital da empresa ou da pessoa física. Através dela, podem ser realizadas inúmeras transações como assinaturas de contratos, transações bancárias, iniciativas eletrônicas de governo, aplicações para comércio eletrônico e tantas outras. Com a certificação digital, é possível garantir a você e/ou sua empresa a integridade e a autenticidade nas transações eletrônicas.

 

No mundo globalizado e cada vez mais digital em que estamos vivendo, se faz cada vez mais necessário o uso do certificado digital. Essa é uma tendência cada vez mais presente em nosso cotidiano, muitas empresas e órgãos públicos já não trabalham com assinaturas em documento físico, sendo exigência a existência de um certificado digital.

 

Além de ter validade jurídica, o certificado digital gera economia de tempo, dinheiro e desburocratiza processos, excluindo por exemplo, a necessidade de assinar, reconhecer firma e enviar para que a outra parte assine. Ou seja, ter uma identidade eletrônica permite que diversos serviços sejam realizados sem a necessidade da presença física, o que significa mais agilidade nos processos, sustentabilidade, redução de custos e ganho de tempo.

 

Tipos de certificado digital

 

Existem 2 tipos de certificado digital, que se distinguem pela forma em que serão disponibilizados e pela validade. O tipo A1 é emitido e armazenado no computador, tablet ou smartphone e tem validade de 1 ano. O tipo A3 é emitido e armazenado em mídia criptográfica (cartão ou token) e tem validade de 1 ou 3 anos.

 

O e-CPF é o certificado digital destinado à pessoa física, ou seja, empresários, advogados, médicos e outros. O e-CNPJ é o certificado digital destinado à pessoa jurídica, ou seja, à empresas em geral. Os principais benefícios de se ter um certificado digital são: economia de tempo pois os serviços são todos realizados pela internet, validade jurídica dos documentos e desburocratização pois não necessita de envio de documentos físicos ou reconhecimento de firma por exemplo.